Antes de tudo, para entender em que a Guerra Fria contribuiu para o avanço tecnológico, vamos compreender o que foi esse período. A principio, a Guerra Fria foi um período de conflito sem armas que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial e durou até o colapso da União Soviética em 1991.
De antemão, uma das marcas desse período foi a corrida espacial, um debate que desencadeou uma série de inovações tecnológicas. Confira algumas das inovações desenvolvidas nesse período, algumas das quais ainda hoje utilizamos.
Além disso, o efeito da corrida armamentista e espacial, também afetou a pesquisa em áreas como agricultura, biomedicina, ciência da computação e muito mais. Além disso, este foi um dos maiores períodos de investimento nacional em pesquisa científica e tecnológica da história. A qual foi um marco do avanço da tecnologia em todo mundo.
Confira algumas das inovações desenvolvidas nesse período algumas das quais ainda hoje utilizamos.
Primeiro satélite artificial e o GPS
À primeira vista, na atualidade contamos com satélites e somos dependentes deles. Seja para comunicação ou usando GPS. Criado em 1957, o primeiro satélite artificial, foi construído pela União Soviética, chamado de Sputnik-1. Como mencionado acima, o GPS é uma invenção desta época. Criado para fins militares, como é o caso de quase todas as invenções dessa época.
Primeiro homem no espaço e primeiro homem na lua
Em 1961, a União Soviética novamente realizou um feito histórico quando Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a orbitar a Terra. Em 1969, os Estados Unidos “ganhou” a corrida espacial ao fazer o primeiro pouso na Lua, tornando Neil Armstrong e Buzz Aldrin os primeiros humanos a pisar na Lua.
Computadores e a internet

Os computadores form desenvolvidos pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial, mas na verdade foram concluídos em 1946, durante a Guerra Fria. O ENIAC ou “cérebro grande”, como era chamado pela mídia da época, pesava 30 toneladas e ocupava cerca de 165 m². A Internet também é um produto dessa época.
Os Estados Unidos procuravam um sistema de comunicação e armazenamento de dados que continuasse a funcionar mesmo que parte dele fosse bombardeado. Assim nasceu a ARPANET, criada em 1969, foi a primeira rede de computadores. No início, usado apenas para os militares, depois foi liberado para uso acadêmico.
Câmeras Digitais
Desenvolvido pela NASA em 1976, o satélite KH-1 “Kennan” foi o primeiro instrumento com uma câmera eletrônica capaz de transmitir imagens em formato digital. O desenvolvimento desta tecnologia permitiu a criação de câmeras digitais.
A primeira câmera digital da história, produto da Fairchild Imaging, nomeada de All-Sky Camera. A tecnologia deste dispositivo foi desenvolvida pela Universidade de Calgary, Canadá e foi baseada no CCD de 1969. As imagens captadas por essas máquinas foram resultado de um microcomputador embutido na câmera, o Zilog Mcz 1/25, que as processava.
Posteriormente, sabia qual caixa de som vale mais a pena adquirir.